Nossos Projetos
Ao longo do ano, o Instituto Santa Rosa realiza diversos projetos com seus alunos.
Elaboramos um pequeno resumo para você nos conhecer melhor.
Degusta Cultural
O Degusta ISR integra gastronomia, empreendedorismo e cultura como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo habilidades socioemocionais e promovendo uma visão financeira e de liderança. Através da gastronomia, os alunos entram em contato com práticas culturais, aprendendo sobre a diversidade alimentar e sua relação com a identidade social, enquanto desenvolvem competências técnicas e criativas. Ao mesmo tempo, o empreendedorismo será trabalhado para que os estudantes compreendam os processos de inovação, planejamento e gestão de negócios, aplicando esses conhecimentos em projetos práticos relacionados à gastronomia do tema escolhido. Assim, o projeto oferece uma formação abrangente que alia aspectos técnicos, culturais e comportamentais, formando jovens com visão estratégica, criativa e empreendedora.
Expo Literária
Na Expo Literária, os alunos realizam atividades de artes baseadas em livros de literatura, promovendo a integração entre a Língua Portuguesa e Expressão Artística. Através da leitura de obras selecionadas, os alunos criam trabalhos visuais, performando de forma que representem aspectos das histórias. Em paralelo, eles desenvolvem suas habilidades de Redação por meio da escrita de resenhas, textos criativos ou reflexões críticas, unindo o domínio da leitura com a capacidade de expressar suas interpretações por meio do registro e da arte, incentivando um aprendizado mais completo e dinâmico.
Projeto Apreender
Um projeto que integra aprender e empreender, que envolve os alunos na criação de produtos sustentáveis, utilizando conceitos de ciências, matemática e educação financeira. A partir do estudo de materiais nas aulas de ciências, os alunos desenvolvem produtos como sabonetes artesanais ou brinquedos reciclados, por exemplo, aplicando habilidades matemáticas para calcular custos de produção, precificação e margem de lucro. Os produtos são vendidos para a comunidade em uma feira, onde os alunos colocam em prática o aprendizado de gestão financeira, marketing e empreendedorismo, promovendo um contato direto com o mercado e o consumo consciente.